capa

Comer lentamente, com a boca fechada e mastigar bem o alimento são fundamentais na hora da refeição, para não correr o risco de engasgar, que pode ser fatal. Infelizmente, um engasgamento custou a vida de um homem de 55 anos, na noite desta terça-feira (16), no Interior de SP.

De acordo com informações do G1, a vítima engasgou durante um jantar de família, em Juliânia, distrito de Herculândia (SP). Familiares perceberam que ele havia parado de respirar, tentaram reanimá-lo e acionaram o Corpo de Bombeiros. O homem foi levado para a Santa Casa de Tupã, porém já chegou sem vida.

Engasgamento

O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.

O que fazer em caso de engasgo?

Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado:

* Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força;
* Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.

Porém, se isso não funcionar, ou se o engasgamento for mais grave, fique de pé atrás da vítima, que também deve estar de pé, e precione com um abraço por trás a boca do estômago da vítima, que fica entre as costelas, de baixo para cima. A pressão criada por esta manobra no estômago ajuda a deslocar o objeto pela garganta acima. 

E se após a manobra, a pessoa continuar engasgada e sem conseguir respirar por mais de 30 segundos, chame ajuda médica imediatamente.