capa

Durante todo o dia desta quinta-feira (30), quem passar por lojas, postos e outros empreendimentos pode se deparar com grandes promoções. Os descontos fazem parte de uma iniciativa que foi batizada de Dia Livre de Imposto, quando empresas e associações de comerciantes do país inteiro colocam à venda produtos retirando a parte relativa a tributos cobrados por entes públicos federais, estaduais e municipais. E em Paraguaçu Paulista (SP), os comerciantes estão participando desta iniciativa?

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), foi confirmada a participação de mais de 2 mil estabelecimentos em mais de 300 cidades, em 16 estados do país.

A mobilização visa chamar a atenção de cidadãos, do setor econômico e de autoridades para problemas do sistema tributário brasileiro, como o grau de incidência de impostos, a complexidade das taxas cobradas e a falta de transparência nessas modalidades de arrecadação.

Desconhecimento

A reportagem do EU VIH constatou, na manhã desta quinta-feira, que os consumidores entrevistados em Paraguaçu Paulista desconhecem o Dia Livre de Imposto. "Infelizmente  essa iniciativa não chegou aqui. Do jeito que as coisas andam, quem não gostaria de pagar menos por um produto? Eu nunca ouvi falar desse Dia! Para nós comerciantes seria uma excelente oportunidade de fazer dinheiro" - comentou uma lojista da Av. Paraguaçu.  

Consumidores também desconhecem a porcentagem de impostos que são imbutidos no preço final dos produtos. 

Imagem: Google